top of page

Um Guia Completo das Principais Marcas de Câmeras Fotográficas: Escolhendo entre Câmeras de Entrada

Atualizado: 17 de nov. de 2023


A fotografia é uma arte fascinante que atrai entusiastas de todos os níveis. Se você está entrando no mundo da fotografia ou considerando um upgrade, é essencial entender as principais marcas e as diferenças entre câmeras de entrada e intermediárias. Neste guia, vamos destacar quatro marcas líderes no mercado fotográfico: Canon, Nikon, Sony e Fujifilm, além de comparar câmeras APS-C e full frame.


Guia Completo das Principais Marcas de Câmeras Fotográficas: Escolhendo entre Câmeras de Entrada


1. Canon:



A Canon é conhecida pela sua ampla gama de câmeras, desde modelos de entrada até equipamentos profissionais. As câmeras de entrada, como a Canon EOS Rebel series, oferecem excelente qualidade para iniciantes, enquanto as full frame, como a Canon EOS 5D Mark IV, são ideais para fotógrafos mais avançados.

Uma câmera de entrada que aconselho à ter que vai começar a SUA CARREIRA FOTOGRÁFICA é a Canon T7+, umá ótima câmera com uma relação custo benefício muito boa.





Câmera de entrada da Canon sensor APS-C
Canon T7+



PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Dê os seus primeiros passos na fotografia e comece a contar suas histórias com a DSLR EOS Rebel T7+ e a lente zoom compacta EF-S 18-55mm IS II. Esta câmera de utilização fácil e intuitiva é indicada para principiantes e entusiastas. O app Guia de Fotografia disponibiliza as melhores sugestões e tutoriais sobre como extrair o máximo de sua câmera, incluindo belas fotos e vídeos em Full HD repletos de detalhes, cor e profundidade de campo, e ainda um ótimo desempenho em condições de baixa luz mesmo com um sensor incrível de 24,1 megapixels e de uma lente com zoom para diferentes assuntos. Compartilhar fotos nas redes sociais é muito fácil e efetuar disparos remotos a partir do App Camera Connect da Canon. Basta conectar seu smartphone através do Wi-Fi ¹ ou NFC². ¹ A conetividade Wi-Fi e as caraterísticas variam de acordo com modelo e a região. Nem todas as funcionalidades ou dispositivos são suportados: para saber mais, consulte a lista completa de caraterísticas técnicas. ² Dispositivos Android compatíveis com capacidade NFC.


Veja video oficial da Canon.




2. Nikon:



A Nikon também oferece opções para todos os níveis de habilidade. As câmeras de entrada, como a Nikon D3500, são fáceis de usar, enquanto as full frame, como a Nikon D850, proporcionam alta qualidade de imagem e desempenho avançado.



A Nikon D3500


É compacta, fácil de usar e versátil são todos os recursos, que são projetados para serem o mais flexível e intuitivo possível, enquanto ainda oferece os recursos de imagem que você espera de uma DSLR. Utilizando um sensor CMOS de 24.2MP com formato DX e processador de imagem EXPEED 4, e oferece uma faixa de sensibilidade nativa de ISO 100-25600 para funcionar em uma variedade de condições de iluminação, e a combinação de sensor e processador também fornece disparo contínuo de 5 qps taxa de gravação de vídeo Full HD 1080p a 60 fps. O design do sensor também omite um filtro óptico de baixa freqüência para obter maior nitidez e resolução de fotos e vídeos.


Complementando os recursos de imagem, a D3500 também possui o SnapBridge, que utiliza a conectividade Bluetooth, para compartilhamento sem fio de imagens em seu dispositivo móvel, incluindo o compartilhamento automático de imagens de 2 MP entre a câmera e seu dispositivo móvel. O corpo leve da câmera incorpora uma tela LCD de 3,0 polegadas e 921k pontos para monitoramento de imagens ao vivo e revisão de imagens e, atendendo a proprietários de DSLR pela primeira vez, a D3500 também oferece um Guia Útil para ajudar a obter visuais ou técnicas fotográficas específicas, como como produzir imagens de profundidade de campo em uma maneira útil e passo a passo Dez efeitos especiais diferentes também estão disponíveis na câmera para refinar criativamente a aparência de fotos e filmes.









A câmera Nikon D850


É uma DSLR que reúne recursos surpreendentes de fotos, juntamente com gravação de filmes e temporizados.Contando com um sensor cmOS BSI de 45.7MP recém-projetado e um comprovado processador de imagem EXPEED 5, o D850 é claramente distinguido por sua alta resolução para gravar imagens detalhadas.


O design retroiluminado do sensor é capaz de adquirir mais detalhes e clareza ao trabalhar em condições de pouca luz, e o sensor também evita um filtro óptico de baixa passagem para melhorar a nitidez.Trabalhando em conjunto com o sensor está o processador de imagem EXPEED 5, que juntos oferece uma taxa de disparo contínuo de 7 qps para até 51 quadros consecutivos, uma faixa de sensibilidade expansível de 32 a 102400 ISO e gravação de vídeo 4K UHD usando um recorte DX ou toda a área do sensor de quadro inteiro.

Um modo de gravação com lapso de tempo de 8K também está disponível, assim como modos de gravação especializados adicionais para a digitalização de negativos de filmes e para aplicações de empilhamento de foco.Beneficiando as capacidades de imagem é um sistema AF Multi-CAM 20K avançado de 153 pontos, que estreou com o carro-chefe D5 e oferece 99 sensores de tipo cruzado para precisão de focagem refinada em uma variedade de condições de iluminação.Ao marcar várias caixas para criadores de imagens multimídia, a D850 se posiciona não apenas como uma DSLR de alta resolução, mas também como uma câmera para velocidade, filmes e necessidades de gravação com pouca luz.que estreou com o carro-chefe D5 e oferece 99 sensores de tipo cruzado para precisão de focagem refinada em uma variedade de condições de iluminação.


Ao marcar várias caixas para criadores de imagens multimídia, a D850 se posiciona não apenas como uma DSLR de alta resolução, mas também como uma câmera para velocidade, filmes e necessidades de gravação com pouca luz.que estreou com o carro-chefe D5 e oferece 99 sensores de tipo cruzado para precisão de focagem refinada em uma variedade de condições de iluminação.Ao marcar várias caixas para criadores de imagens multimídia, a D850 se posiciona não apenas como uma DSLR de alta resolução, mas também como uma câmera para velocidade, filmes e necessidades de gravação com pouca luz.






3. Sony:

A Sony revolucionou o mercado com suas câmeras mirrorless. Para iniciantes, a Sony Alpha a6000 é uma excelente escolha, enquanto os fotógrafos avançados podem optar pela Sony A7 III, uma full frame compacta e poderosa.


Sony Alpha a6000 preta


É uma câmera sem espelho versátil e avançada com um sensor CMOS Exmor APS HD de 24,3 MP e processador de imagem BIONZ X para produzir imagens estáticas de alta resolução e filmes Full HD com baixa luminosidade acentuada qualidade e sensibilidade para ISO 25600. Além de características de imagem notáveis, o processador de imagem também se presta a disparos contínuos de até 11 qps e um sistema AF híbrido rápido inteligente que usa métodos de detecção de fase e contraste para obter o foco com rapidez e precisão.


Para monitoramento de exibição ao vivo, reprodução de imagem e navegação no menu, um grande monitor traseiro e um visor eletrônico detalhado estão disponíveis.


A tela LCD XtraFine de 3,0 "e 921 mil pontos apresenta um design inclinado para facilitar o uso em ângulos altos e baixos e também incorpora a tecnologia WhiteMagic para uma visualização mais fácil em condições de luz. O EVF Tru-Finder OLED de 0,39" e 1.440 mil pontos oferece 100% cobertura de quadro e um design óptico refinado para fornecer uma perspectiva de visualização natural e ampliação.


O design do corpo do a6000 também abriga uma interface de usuário configurável, construída em torno de vários botões personalizáveis e dois dials de controle, para acesso eficiente e intuitivo às configurações de câmera usadas com frequência. Além disso, uma sapata Multi Interface está disponível para acoplar flashes externos, luzes contínuas ou microfones.







Sony a7 IV


  • Sensor CMOS BSI Exmor R Full-Frame de 33 MP

  • Gravação de até 10 fps, ISO 100-51200

  • Vídeo 4K 60p em 10 bits, S-Cinetone

  • EVF de 3,68 m de pontos com taxa de atualização de 120 fps

  • LCD com tela sensível ao toque de ângulo variável de 3" e 1,03 m de ponto

  • 759-Pt. AF híbrido rápido, AF ocular em tempo real

  • Compensação de respiração focada

  • Estabilização de imagem SteadyShot de 5 eixos

  • Aparência criativa e efeito de pele suave

  • Transmissão UVC/UAC 4K 15p via USB tipo C

Sony a7 IV: além do básico

Um versátil que vai além do básico, o Sony a7 IV cumpre uma função dupla com fotos fortes e desempenho de vídeo. Uma câmera híbrida avançada sem espelho, a a7 IV tem a resolução e o desempenho AF que agradam aos fotógrafos, juntamente com gravação robusta de vídeo 4K 60p para cineastas e criadores de conteúdo.

Sensor CMOS Exmor R BSI de 33 MP

O recém-desenvolvido sensor full-frame Exmor R BSI CMOS de 33 MP apresenta um design retroiluminado que promove alta clareza, baixo ruído e reprodução de cores vivas. Este design beneficia o trabalho em condições de pouca luz e funciona em conjunto com uma ampla faixa de sensibilidade de ISO 100-51200. O design do sensor também atinge uma faixa dinâmica impressionante de aproximadamente 15 pontos e os arquivos podem ser gravados em formato raw, JPEG ou HEIF de 10 bits.

Visor e tela LCD

Um QVGA OLED Tru-Finder EVF aprimorado apresenta uma resolução de 3,68 m de pontos que é aproximadamente 1,6x maior em resolução do que seu antecessor para uma visualização mais nítida e clara. Este visor suporta taxas de quadros padrão de 60 fps e 120 fps para renderização de movimento suave e seu design físico tem um ponto de visão longo de 23 mm, ampliação de 0,78x e campo de visão de 37,3°.

Perfeita para vlogging ou outras necessidades de autogravação, a tela articulada de ângulo variável de 3,0" e 1,03 m de abertura lateral pode ser usada na orientação frontal ou pode ser inclinada para cima ou para baixo para se adequar ao trabalho em ângulos de filmagem altos ou baixos Este LCD também é uma tela sensível ao toque, para controle intuitivo de disparo e navegação nos menus.

Controle avançado de flash externo

Adequado para trabalhar com flash ao fotografar assuntos em movimento rápido, a medição do flash P-TTL é possível entre cada exposição ao trabalhar com modos de disparo contínuo de baixa, média ou até mesmo alta velocidade. Isso ajuda a manter a iluminação estável ao fazer rajadas com pouca luz e beneficia muito o trabalho em condições de luz variável ou com pouca luz. O sistema de controle de flash atualizado também ajuda a reduzir o atraso do disparo do flash, usa as informações AWB da câmera para renderização de cores naturais e suporta o ajuste de unidades selecionadas de flash e transmissor diretamente da interface da câmera.

Conectividade e streaming sem fio

O Wi-Fi integrado permite o controle remoto da câmera e o compartilhamento instantâneo de imagens para dispositivos móveis para compartilhamento direto on-line, e o suporte para bandas de 2,4 e 5 GHz também permite suporte para fotografia com fio sem fio. Essa conectividade também fornece controle remoto da câmera.

O uso do aplicativo móvel Imaging Edge é beneficiado pelo Bluetooth para manter uma conexão confiável entre a câmera e o dispositivo móvel.

Suporta Visual Story para entrega fácil de fotos e vídeos na nuvem imediatamente após a filmagem.








4. Fujifilm:

A Fujifilm é conhecida pela sua abordagem única, combinando tecnologia moderna com design clássico. A Fujifilm X-T4, no segmento APS-C, e a Fujifilm GFX 100S, no segmento full frame, são opções populares.





Fujifilm lança a câmera X-T4, evolução da X-T3 da linha X Series

Novo modelo faz parte da linha X Series e apresenta câmera mirrorless capaz de

satisfazer o desejo criativo de todos os profissionais

O equipamento é o ápice da linha X Series, e oferece o mais alto desempenho tanto em fotografias quanto em vídeos. Um novo obturador rápido, durável e silencioso foi desenvolvido. Combinado ao desempenho do foco automático, ainda mais rápido que o das demais câmeras da linha graças ao novo algoritmo desenvolvido, a X-T4 permite a captura de momentos decisivos e impossíveis anteriormente.

A X-T4 também é o primeiro modelo da Série X-T a apresentar estabilização de imagem no corpo da câmera (estrutura IBIS), aumentando drasticamente o potencial da câmera para registros fotográficos e filmagens. A tecnologia é impactante em fotografias noturnas ou de ação, como esportes, e também na gravação de vídeo em situações propensas a tremores da câmera.

A nova estrutura IBIS utiliza força magnética em vez de molas, o que aumenta a funcionalidade, tornando-a aproximadamente 30% menor e 20% mais leve do que a unidade de estabilização de imagem da X-H1. O modo de vídeo autônomo agora é ativado com um simples botão, que somado ao uso da estabilização de imagem, deixa o clique muito mais suave.

Incorporada com o recurso IBIS, novo obturador e uma bateria de grande capacidade, a X-T4 é uma ferramenta de imagem incrível, e tem ainda uma estrutura compacta e leve, que é a filosofia central de toda a série X.

Novos dispositivos poderosos

Graças à nova estrutura IBIS, a T-X4 fornece estabilização de imagem 6.5 stop de 5 eixos quando usada com 18 das 29 lentes XF / XC, em função da utilização de novos materiais para a peça base, do layout refinado da estrutura de absorção de impactos do disparador e de sensores giroscópicos recém-desenvolvidos, que apresentam aproximadamente 8 vezes a precisão de detecção da unidade IBIS na X-H1

A X-T4 está equipada ainda com um disparador de plano focal ultrarrápido. Graças ao motor CC sem fio de alto torque recém-desenvolvido, o disparador tem capacidade de até 15fps, sendo o mais rápido do mundo no modo rajada*, e tem um desempenho de resposta avançado com um atraso de apenas 0,035 segundos em sua liberação. O obturador também apresenta o dobro** da durabilidade, com 300.000 atuações e ruído aproximadamente 30% mais silencioso em comparação à X-T3.

A bateria NP-W235 da T-X4 tem grande capacidade: é aproximadamente 1,5 vezes superior à uma bateria NP-W126S. Dura aproximadamente 500 frames por carga no modo Normal, cerca de 600 frames por carga no modo Econômico e até 1.700 frames quando são utilizadas duas baterias adicionais com a presilha de bateria opcional "VG-XT4"***.

Tecnologia exclusiva de reprodução de cores

A câmera X-T4 apresenta o "ETERNA Bleach Bypass", um novo modo de “Simulação de Filme” que utiliza a tecnologia exclusiva da FUJIFILM para fornecer tons de cor versáteis. O novo modo simula o "bleach bypass", uma técnica tradicional de processamento de filmes de halogeneto de prata, criando imagens com baixa saturação e alto contraste para uma atmosfera especial.

A câmera X-T4 utiliza o sensor retroiluminado de 26,1MP “X-TransTM CMOS 4”**** e um mecanismo de processamento de imagem de alta velocidade “X-Processor 4.” Combinada com a tecnologia de reprodução de cores da FUJIFILM, cultivada ao longo de 85 anos de P&D para filmes fotográficos, a X-T4 oferece uma grande variedade de filtros para que você possa recriar uma cena exatamente como se lembra.

Tons de luz e sombra de -2 a +4 agora podem ser ajustados em 1/2 stop, em vez de 1 stop, permitindo uma tonalidade mais fina. O equilíbrio de branco automático (Auto White Balance - AWB) agora tem filtros "White Priority”, que reproduz melhor o branco, e o "Ambience Priority", que produz um tom mais quente, além de "AUTO".

Captura de tudo

Além do disparo mais rápido em modo rajada, a X-T4 oferece um disparo contínuo de 8fps em visualização ao vivo usando o disparador mecânico, e de 30fps sem blackout com o disparador eletrônico. Além disso, o eyecup tem agora um mecanismo de bloqueio para evitar rupturas ou deslocamentos.

O monitor LCD de ângulo variável de 1,62 mil pontos permite estilos de disparo mais criativos e versáteis. O LCD/EVF pode ser configurado de três formas diferentes: “Baixa Prioridade de Luz”, que permite ver claramente o objeto com pouca luz, “Prioridade de Resolução”, que mostra até mesmo os detalhes finos de seu objeto, e “Prioridade de Taxa de Frames” (apenas EVF), que minimiza a desfocagem no visor ao fotografar um objeto em movimento.

Alto Desempenho

A capacidade de processamento do AF de detecção de fase e o novo algoritmo levaram a um desempenho de autofoco de 0,02 segundos. Isso garante capturar e rastrear um objeto em movimento em alta velocidade com perfeição. A taxa de sucesso de desempenho do rastreamento foi duplicada em comparação à X-T3, o que tornou o foco e a captura de retratos ainda mais fáceis.


Funções de vídeo profissional

A câmera X-T4 é capaz de gravar vídeo Full HD de alta velocidade a 240P, produzindo até 10x o efeito de câmera lenta. O modo "Image Stabilization Boost" atenua as vibrações suaves da câmera, permitindo a gravação de vídeo de ponto fixo estabilizado sem um tripé.

Por outro lado, o ajuste de jack MIC na câmera pode ser comutado ajustando o nível de entrada entre nível MIC e o nível LINE. A câmera suporta microfones externos, bem como a entrada de nível de LINE a partir de um equipamento de áudio externo.







Comparando APS-C e Full Frame:

As câmeras APS-C são mais compactas e geralmente mais acessíveis, ideais para iniciantes. Já as full frame oferecem maior qualidade de imagem, especialmente em condições de pouca luz, sendo a escolha de fotógrafos mais avançados.

Principais Nichos de Atuação para Iniciantes:

  1. Fotografia de Paisagem: Capturar a beleza da natureza.

  2. Retratos: Focar em pessoas e expressões.

  3. Fotografia de Viagem: Registrar momentos durante suas jornadas.

  4. Fotografia Macro: Explorar o mundo em detalhes.





41 visualizações0 comentário
bottom of page